Make your own free website on Tripod.com



 Goiânia                                                                   (  vistas aéreas da cidade  )

 

  População: 1003477 habitantes (censo de 1996)

    Cidade das mais modernas do país, a capital do estado de Goiás foi planejada em 1933 pelo urbanista Atílio Correia Lima, tornou-se sede do governo em 1937 e foi oficialmente inaugurada em 1942.   
Goiânia localiza-se no planalto central do país, no limite entre a zona do cerrado e a floresta tropical, à margem do rio Meia Ponte, afluente da margem direita do Paranaíba, a 764m de altitude. Dista 207km de Brasília.   
    De clima tropical, Goiânia tem temperatura média entre 20 e 22o C e amplitude térmica inferior a 5o C. As chuvas concentram-se nos meses de verão e variam entre 1.500 e 2.000mm anuais. A cidade é dinâmica, bem arborizada, com largas avenidas, praças e jardins. Pelo fato de obedecer a um plano urbanístico, apresenta crescimento ordenado, do tipo radiocêntrico: uma praça central da qual partem ruas e avenidas diagonais envolvidas, pelo lado sul, por avenidas circulares. Na parte norte, onde ficam o setor industrial e a estação ferroviária, o traçado é retilíneo. Na zona central fica o setor administrativo, com os principais prédios públicos e o comércio. A parte sul constitui a área residencial, onde predominam casas e edifícios de arquitetura arrojada. Um dos bairros residenciais coincide com o núcleo da antiga cidade de Campinas. O relevo da cidade, muito plano, permite o crescimento livre, dentro das coordenadas do plano urbanístico.   
    Goiânia tem um dos estádios mais modernos do país, o Serra Dourada, um autódromo internacional, o aeródromo Brigadeiro Eppinghauss, onde se realizam campeonatos nacionais e internacionais de aeromodelismo e pára-quedismo, e um centro de cultura e convenções com dois auditórios.   

História. A primitiva capital do estado era a antiga Vila Boa de Goiás, depois cidade de Goiás, até o início do século XX, atualmente conhecida como Goiás Velho. A valorização agrícola das áreas florestais e a necessidade de descentralizar o desenvolvimento fez surgir a idéia de uma nova capital, com traçado moderno. O local escolhido, plano e próximo às zonas agrícolas, pertencia ao extinto município de Campinas, onde se situavam as fazendas de gado de Creméia, Vaca Brava e Botafogo. O rápido crescimento da cidade deveu-se à função político-administrativa, aos serviços correlatos e ao intenso comércio, sobretudo a partir da fundação de Brasília. Em menos de meio século, a contar da data da inauguração oficial, a população de Goiânia multiplicou-se por mil, um dos mais elevados índices de crescimento entre as grandes cidades do país.   
   

Atrações Turísticas

Feira Cora Coralina – Acontece aos sábados na tradicional Rua do Lazer. Tem o nome de uma das mais ilustres poetisas e doceiras do Estado. Mais específica para os apreciadores deste tipo de guloseima. No local são comercializados variados tipos de doces e salgados.

Parque Ecológico de Goiânia – Ulisses Guimarães – A sua área é de 3.153,51 hectares, e em sua extensão é possível encontrar diversas árvores frutíferas e nobres. A cobertura vegetal do local é caracterizada por formações florestais fechadas, com árvores que atingem a média de 30 metros. Foi criado em 1992 e está a 18 km de Goiânia, pela GO-060. O local deverá se tornar uma das mais importantes matas de cerrado do País. Nele também existem diversas trilhas para passeio e, no futuro, a área abrigará um grande lago que será responsável pelo abstecimento de água de Goiânia.

Parque de Exposições Agropecuárias – Famoso por abrigar algumas das mais tradicionais feiras agropecuárias brasileiras e outros eventos do gênero. No local acontecdem também rodeios e leilões milionários, bem como shwos de música sertaneja com os artistas mais renomados deste estilo musical.

Shopping Centers – Os Shopping Centers Flamboyant, Bougainville, Goiâia Shopping e Shopping Mil, onde existem dezenas de lojas de departamento, butiques de marcas famosas, praças de alimentação com as mais variadas e conhecidas franquias, várias salas de cinema e locais de diversão infantil. Eles são outras atrações turísticas de Goiânia.

Feira da Lua – Realizada nas mnoites de sábado na famosa Praça Tamandaré, um reduto de jovens, o local apresenta os mais variados tipos de comida e produtos naturais. Conta com 930 expositores do setor de alimentos, artesanatos, produtos místicos e de recreação infantil.

Feira do Doce, do Mel e da Natureza – Ocorre sempre nas tardes de domingo na Praça do Sol. A exemplo das outras duas tradicionais feiras da cidade, está repleta de comidas e bebidas naturais, além de produtos artesanais. Ponto de encontro de belos jovens, é local ideal para se fazer amizade e bater um bom papo. Ao total, 252 expositores trabalham na sua realização.

Parque Mutirama – Um centro de diversão infantil, cercado por área verde e playgrounds, onde as crianças podem se divertir à vontade. Possui brinquedos eletrônicos e praça de alimentação.

Horto Florestal – Com uma área de 98.800 m², coberto por vegetação, abriga também o Zoológico da cidade, onde uma variedade de animais pode ser visitadas. Na área há também espaço para atividades esportivas, com pista de cooper, campos de areia, e o Lago das Rosas, muito procurado pelos goianienses nos finais de semana.